quinta-feira, 8 de julho de 2010

Afinal, os mórmons são Cristãos?

Episódio de South Park "dedicado" aos mórmons
 Um estudo recente feito pelo Fórum Pew de Religião e Vida Públuca, nos Estados Unidos, avaliou que quase metade dos americanos não sabem nada ou muito pouco sobre a Igreja Mórmon, que 47% dos entrevistados têm uma visão negativa da Igreja e que um terço deles acredita que os mórmons não são cristãos. Esta é uma briga velha entre a o setor de Relações Públicas da Igreja e a oposição. Digo oposição porque pessoas de outras religiões, ou mesmo sem religião, por sua ignorância, acabam se envolvendo em discussões infundadas que somente leva à muito ódio, rancor e nada que venha de Deus. E aí, o que você acha?



Plaquetas usadas pelos missionários com o nome de Jesus Cristo em destaque em mais de 180 línguas (neste em inglês)
Uma das coisas que tem se tornado um hobby para mim é responder à perguntas em fóruns, blogs de pastores doidos e no Yahoo Respostas e outros lugares interessantes. Essa semana eu li um estudo de um pastor que citou nossas Regras de Fé, uma parte da Carta Wentworth que foi citada na íntegra aqui no Blog. E, no final ele teve as seguintes conclusões: eles têm o nome de Jesus Cristo no próprio nome da igreja, têm a mesma organização que a Igreja antiga de Cristo tinha, usam a Santa Bíblia, tem uma conduta de vida invejável por muitas denominações, mostram por seus atos, mas... não são Cristãos! - Bom, não faz sentido para mim...

Os argumentos são basicamente doutrinários (o que faz menos sentido, mas vamos analisar de maneira imparcial). Ok, o pessoal fala que porque acreditamos que Deus mandou outros profetas escreverem o Livro de Mórmon, porque ele ainda chama apóstolos e profetas do dia de hoje, que o Senhor se comunica com seus filhos pelo poder do Espírito Santo hoje, que os céus não estão fechados e que Ele ainda tem muita obra para fazer... é por isso que a "oposição" diz que não somos cristãos. Vou chamar de oposição porque não quero ofender ninguém.

Vamos tomar os evangélicos. Uns acreditam que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa, no mesmo corpo, etc. Outros não aceitam isso de maneira nenhuma. Uns acreditam que qualquer batismo vale, outros dizem que tem que se "batizar de novo" para entrar na igreja deles, outros dizem que aceitam o batismo de outra igreja mas tem que tipo dedicar à nova igreja (um tipo de franquia, ou algo mais prático...). E mesmo que eles têm entre si esta bagunça de doutrina, falam mal da Igreja Católica (por exemplo), que tem um batismo por aspersão (apenas respingando àgua), ainda assim se consideram todos cristãos.

Michael Otterson, diretor geral de assuntos públicos da Igreja, disse que é difícil mostrar às pessoas como a Igreja realmente é. "O corpo de pesquisas em relações públicas enfatiza que você não consegue mudar as percepções que as pessoas tem sobre algo apenas mandando-lhes mensagens", disse ele. "Você só consegue mudar as percepções de uma organização através de suas ações e comportamentos, ou pelas ações das pessoas que as representam".

Fica aí a mensagem a todos os pastores, obreiros, padres e quem mais estiver interessado na verdade: chegue mais perto e analise de coração se os mórmons são ou não cristãos. "Assim pois, pelos seus frutos, os conhecereis" (Mateus 7:20). "E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados" (O Livre de Mórmon, 2 Néfi 25:26).

por Moroni Lemes

5 comentários:

  1. SE PROCLAMAR QUE CRISTO É O FILHO DE DEUS,NOSSO REDENTOR E SALVADOR,LIDER DA IGREJA,DIGNO DE TODA HONRA GLÓRIA E ADORAÇÃO,NÃO É SER CRISTÃO,ENTÃO EU NÃO SEI O QUE É!

    ResponderExcluir
  2. só tem duas igreja na terra a IGREJA DE CRISTO mais conhecida como A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS e a católica pois todas as outras saem da católica e nós fomos restaurados por meio de um profeta que viu
    DEUS E JESUS CRISTO,
    BEM SÓ TEM UM DEUS E SÓ UMA VERDADE E NÃO E A CATÓLICA DE (ANTÔNIO CARLOS DIAS)

    ResponderExcluir
  3. Ana Cláudia: é preciso mais que isso - "proclamar", para nos justificarmos como cristãos"! Que tal obedecer os mandamentos e seguir o exemplo d'Êle? Amar e servir ao Pai Celestial e ao próximo? Se fazemos isso, somos cristãos. De qualquer igreja.
    Antonio Carlos: há mais que 2 igrejas hoje,num certo sentido, porque nem todas as outras "cristãs" derivaram da católica. A História mostra (Testemunhas, etc.), e há muitas que nem cristãs são (nem mesmo se consideram "igrejas") - budista, muçulmana, xintoísta, bramanista, etc., etc., etc. O mundo está ficando cada vez mais complexo... mas vai chegar, sim, logo, o dia em que haverá apenas duas igrejas, de Deus e do inimigo (1 Néfi 14:10), já que estamos nos últimos dias mostrados a Néfi. Mas o texto se refere a seguir ou não a Jesus Cristo, da maneira correta.

    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Cristo é perfeito! Ele tem apenas uma Igreja que é a mesma que ele deixou nos tempos antigos. o fato dele ser perfeito impedio de ser desordenado ou desorganizado tendo por assim dizer varias igrejas. a igreja que tem a visão, obras e ensinamentos, convenios e padrão a igreja que estabeleceu é a verdadeira... ou seja:que possua doze apostolos, um profeta, vidente e revelador, que tenhya batismo por imerção, para remissão de pecados, que tenha revelação, que seja organizada e tenha o poder e altoridade divina(o sacerdocio aaronico e de melquesedeque).

    a Igreja de JESUS CRISTO dos Santos Dos Ultomos Dias é a igreja verdadeira... não testifico isso não só porque todos acima escreveram, mas sim por que tive uma resposta do PAI CELESTIAL de todas essas verdades, ainda quando não era membro. qualquer um pode saber qual é a verdadeira assim:"(tiago 1:5)

    ResponderExcluir
  5. ótimo tópico isto que é necessário sites deste tipo vão dar uma compreensão melhor nas pessoas a respeito da igreja de cristo mas no demais os membros devem ter conhecimento sim mas nunca para debater e tal , pois isto não leva a lugar nenhum mas devem sim como disse ser um exemplo dos fieis e assim quando surgir a oportunidade compartilhar as bençãos do evangelho.

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.