domingo, 25 de julho de 2010

Misericórdia...quanta alegria!

Ao ler “Os Miseráveis”, livro do grande escritor francês, Victor Hugo, aprendemos muito sobre misericórdia. Conta que, um ex-presidiário, rouba na Igreja onde ele é ajudado. É perdoado. Arrependido passa, de ladrão a benfeitor, tornando sua vida uma grande bênção na vida de muitas pessoas. Ler sua história é muito bom, ir e praticar é maravilhoso!

Misericórdia é dar além do que a pessoa merece.

Certa vez, fui visitar uma amiga. Levei uma filha, que tinha três anos...

Quando terminou a visita, convidei-a para ir embora. Ela não queria, pois desejava continuar brincando com seu amiguinho da mesma idade. De repente, ele deu-lhe um tapa. Ela chorou!
Despedi-me rapidamente, aproveitando o ensejo, fomos embora enquanto a mãe do menino ficou ensinando ao filho que deveria perdoar, pagar o mal com o bem... máximas do Mestre.

Ao chegar na rua, minha filha disse: “mãe, não dei um beijo de tchau no meu amiguinho, preciso voltar”!
Agora, quem estava chorando era seu amiguinho, pois ele havia levado uma bronca de sua mãe e ainda tinha “perdido” sua amiguinha. Ela chegou e disse: “Tchau, estou indo porque minha irmã está em casa, outro dia volto para brincar contigo”. A alegria de ambos foi contagiante!

Passaram-se quase trinta anos, sempre que lembro meu coração se enche de alegria. Aprendemos muito com as crianças. Somos misericordiosos quando alguém é agressivo e nossa resposta é branda. Quando, o cônjuge nos magoa e o esperamos com sua sobremesa preferida...

Ajudar sem olhar a quem.
Amar sem ser amado.
Perdoar, sem que nos peçam perdão...

Quando esse princípio é vivido em nossos lares, ninguém há de negar que ali reina o amor, a paz, a gratidão... a alegria! Ler os ensinamentos de Deus é muito bom, ir e praticar é desfrutar a verdadeira felicidade!

por Beth Castro

3 comentários:

  1. MARAVILHOSAS PALAVRAS.É REALMENTE O QUE PRECISAMOS NESTE MUNDO TÃO CRUEL,OLHAR PARA TODOS COM MISERICÓRDIA!

    ResponderExcluir
  2. Excelente livro e excelente filme tambem... Realamente as capacidade das criancas de perdoar e acima de tudo de esquecer são incriveis, nós adultos muitas vezes dizemos que perdoa-mos mas lá no fundo ainda não esquecemos. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ótima mensagem Tia Beth!! Obrigado por compartilhar sempre seus ensinamentos!!

    Beijos

    Vítor Ferreira

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.