O Anjo Morôni

Segundo o Guia de Estudo das Escrituras, Morôni foi o "último profeta nefita do Livro de Mórmon (aprox. 421 d.C.). Pouco antes de morrer, Mórmon entregou o registro histórico, chamado de placas de Mórmon, a seu filho, Morôni (Pal. Mórm. 1:1). Morôni terminou de compilar as placas de Mórmon e acrescentou os capítulos 8 e 9 ao livro de Mórmon (Mórm. 8:1). Resumiu e incluiu o livro de Éter (Ét. 1:1–2) e acrescentou seu próprio livro, chamado de livro de Morôni (Morô. 1:1–4). Morôni selou as placas e escondeu-as no monte Cumora (Mórm. 8:14Morô. 10:2). Em 1823 Morôni foi enviado, como ser ressuscitado, para revelar o Livro de Mórmon a Joseph Smith (JS—H 1:30–42, 45D&C 27:5). De 1823 a 1827 ele apareceu ao jovem profeta todos os anos para dar-lhe instruções (JS—H 1:54) e finalmente entregou-lhe as placas em 1827 (JS—H 1:59). Após completar a tradução, Joseph Smith devolveu as placas a Morôni."

Por ter um papel fundamental na Restauração do Evangelho, ele é considerado o anjo que João viu no livro do Apocalipse, que "tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra" (Apoc. 14:6-7).
Esse símbolo da Restauração de tudo, "[do qual] Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio", (Atos 3:19-21) é retratado no topo dos Templos atualmente em todo o mundo.


Morôni não é alvo de adoração, nem veio trazer um outro evangelho, como muitos pensam (falamos disso em outro post). Ele é alguém de grande admiração e por isso muitos o respeitam e o Senhor permite que sua imagem seja representada em cima de suas Casas.


Este Blog tem influências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas não deve ser utilizado como opinião oficial da Igreja. Nós que aqui escrevemos nos consideramos membros fiéis e somos conhecidos em nossa comunidade como pessoas de bom caráter. Expressamos nossos sentimentos de modo a não ir contra nenhum princípio do que é ensinado pela conhecida Igreja "Mórmon". Nosso objetivo é sempre ser uma referência de verdade.


Se em algum momento um produto for anunciado para comercialização ou houver qualquer tipo de publicidade paga, não pretendemos de maneira alguma nos colocar como luz no mundo para obtenção de lucro. Sabemos que não importando o assunto ou o tamanho da boa intenção, algum assunto pode ofender alguém ou fazer com que alguém não concorde. Por isso deixamos livres os comentários e uma página de contribuição.


Muito obrigado por ler até este momento.


por Moroni Lemes