terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tirando dúvidas sobre o Sacerdócio - Parte 2

Este artigo é a continuação da Parte 1 que fala sobre o que é o Sacerdócio Aarônico, seus propósitos e diferenças básicas comparadas ao Sacerdócio de Melquisedeque. Ainda não vamos entrar nos méritos de o que é o Sacerdócio maior, suas responsabilidades, assuntos polêmicos... Vou começar com uma pergunta simples, mas que confunde os sábios!

O que é a autoridade do Sacerdócio e como ela acontece?

Na época que fui missionário, sempre comparei a autoridade do Sacerdócio à de um policial. Mesmo que eu, cidadão de bem, cumpridor dos meus deveres, tenha a maior boa vontade do universo de fazer a justiça, não é suficiente para que eu tenha o direito de sair por aí prendendo pessoas e parando o trânsito... O governo não reconhece a minha autoridade, a lei também não reconhece a minha autoridade. E o que isso tem a ver com este poder de Deus? 

Somente um policial, ou a própria autoridade política pode me autorizar a exercer a função de um policial. E não adianta ler o código civil inteiro, o código do consumidor, lei de trânsito...! Essa autoridade só é dada por alguém que a tem. Simples assim.


E, no final das contas, o Sacerdócio é o poder de Deus. E só ele pode dar... e aqueles para quem ele já deu. Vou dar o meu exemplo. Abaixo está uma linhagem simplificada da minha linhagem do Sacerdócio (já explico melhor): 

Moroni Araujo Lemes
Moacir da Rosa Lemes
Luiz Carlos da Silva
Waldomiro S. Radtke
Ronald L. Loweland
Soymour D. Young
Henry D. Moyle
George Albert Smith
Joseph F. Smith
Brigham Young
Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris
Joseph Smith e Oliver Cowdery
Pedro, Tiago e João
SENHOR JESUS CRISTO

Esta lista de nomes mostra que eu recebi o Sacerdócio do meu pai, que recebeu do Sr. Luiz, que recebeu do Sr. Waldomiro e assim adiante até o próprio SENHOR JESUS CRISTO. Quem sou eu para duvidar da minha própria autoridade? 

Uma das Regras de Fé da Igreja Mórmon diz "Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar suas ordenanças." Isso está em harmonia com os ensinamento do livro de Hebreus, onde lemos que "ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão." (Hebreus 5:4)



Espero que este assunto tenha esclarecido alguma dúvida. Ainda falaremos sobre o poder do Sacerdócio, o Sacerdócio de Melquisedeque, ordenanças e porque alguns grupos de homens não poderiam receber o Sacerdócio.


por Moroni Lemes

Um comentário:

  1. Olá Moroni
    Eu estou partindo para servir missao e gostaria de ter minha linhagem do sacerdocio!
    tu sabes me dizer uma forma simples de conseguir isso, ou teria de ser boca a boca mesmo para descobrir??
    junior.franczak@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.