segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tirando dúvidas sobre o Sacerdócio - Parte 1

Domingo, no Quórum de Élderes da minha ala, dei um treinamento sobre alguns assuntos referentes ao Sacerdócio. À noite repeti a instrução na noite familiar. Vi como minha esposa e outros irmãos sabem pouco sobre um assunto tão importante. Meu objetivo não é me aprofundar muito no assunto, mas em linhas gerais esclarecer. Hoje responderei às seguintes perguntas:


O que é o Sacerdócio?
e para que serve, afinal de contas o Sacerdócio Aarônico?




O Sacerdócio não é um poder do homem, não é um poder que se consegue, se merece ou 'cai do céu' (Hebreus 5:4). Ele é o próprio poder de Deus, ou seja, Deus não tem um poder de fazer as coisas? Esse poder tem um nome e o nome é Sacerdócio. Acontece que esse mesmo Deus escreveu uma lei que diz que ele não pode ficar se mostrando aqui para os homens, porque precisamos viver pela fé. E como então Deus faz o que Ele quer fazer com o seu poder? Ele delega esse poder aos homens. Quando falamos homens, é sim, somente os de sexo masculino.

Os homens são responsáveis desde antes da formação do mundo para administrar as coisas de Deus na Terra. Sem este Sacerdócio, nenhum homem pode ser salvo. Em paralelo, as mulheres recebem um outro poder que vêm de Deus que nenhum homem pode receber, o da procriação. E por falar nessas obrigações... existem ações, rituais, ordenanças ou convênios que precisamos fazer para receber a exaltação. São eles:

1) Batismo
2) Dom do Espírito Santo
3) Sacerdócio (para os homens)
4) Investidura
5) Selamento

Talvez falaremos mais sobre os itens 4 e 5 no futuro, mas só nos basta saber que o Salvador nos instrui em João 3:3-5 que todos precisam ser batizados e receber o Dom do Espírito Santo. Veja o que João Batista falou ao conferir o Sacerdócio Aarônico à Joseph Smith e Oliver Cowdery:

A VÓS, meus conservos, em nome do Messias, eu aconfiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados; e ele nunca mais será tirado da Terra, até que os filhos de Levi tornem a fazer, em retidão, uma oferta ao Senhor. (D&C 13)


O Sacerdócio Aarônico tem o poder de batizar - João Batista podia batizar! O Sacerdócio Aarônico pode levar o evangelho do arrependimento - um mestre pode receber a designação de ser um Mestre Familiar e ser responsável pela salvação de uma família. E este Sacerdócio tem as chaves para a ministração de anjos.

Somente um homem com o sacerdócio maior, ou de Melquisedeque pode impor as mãos para conferir o Dom do Espírito Santo e abençoar as pessoas. Lembra que João Batista também não podia?

Existem três 'ofícios', ou 'ocupações' no Sacerdócio de Aarão:

1) Diácono: rapazes dignos e capazes a partir de 12 anos podem ser um diácono. Eles tem a responsabilidade de zelar pelas coisas materiais da Igreja e recolher ofertas de jejum dos membros. Eles também distribuem o Sacramento ou Santa Ceia nas reuniões dominicais.

2) Mestre: rapazes dignos e capazes a partir de 14 anos podem tornar-se mestres. Eles carregam o chamado dos diáconos e cuidam para que não haja iniquidade na Igreja, e ela seja unida. Eles podem ser chamados como 'Mestres Familiares' e, com um companheiro, visitar familias e apoia-las nas suas responsabilidades e bem-estar. Os mestres preparam a mesa do Sacramento nas reuniões onde a Santa Ceia é distribuída.

3) Sacerdote: rapazes dignos e capazes a partir de 16 anos e recém-conversos acima dessa idade podem tornar-se Sacerdotes. Um Sacerdote administra e abençoa o Sacramento para os membros da Igreja. Ele tem as mesmas responsabilidades do Mestre e ainda pode batizar e impor as mãos para conferir a outro homem o Sacerdócio Aarônico. Um Sacerdote nunca pode impor as mãos para abençoar ou administrar algo do Sacerdócio de Melquisedeque.

Estes três ofícios organizam os portadores do Sacerdócio Menor em grupos chamados Quóruns. Cada Quórum é composto de um presidente e dois conselheiros. Os diáconos tem um presidente, os mestres tem um presidente e os sacerdotes tem um presidente fixo, que é o Bispo da Ala.

O Bispo é o líder maior do Sacerdócio Aarônico em uma ala, ou unidade da Igreja. Este Sacerdócio Menor cuida das coisas da Terra, enquanto o Maior cuida das coisas do céu. Assim como os rapazes cuidam do bem-estar material e emocional da Igreja, o bispo carrega o mesmo fardo como presidente deste Sacerdócio. O Sacerdócio Menor é uma preparação para o Maior.

Para finalizar esta parte, só queria ressaltar que sem o Sacerdócio, sem este poder que o Senhor delega, as ordenanças não seriam possíveis e, consequentemente, não importaria quão boa um pessoa fosse, não alcançaria à Exaltação. Por favor, deixe seu comentário, dúvida ou testemunho abaixo. Eu respondo sempre que necessário e outras pessoas lêem.

Grande abraço!

por Moroni Lemes

2 comentários:

  1. Moroni, tenho uma observação o Bispo é caracterizado como oficio do Sacerdócio Aarônico, ele é um portador do Melquisedeque mas é um oficio do Aaronico, olhe no Manual da Igreja 2, novo, vem essa informação nos oficios, em uma das páginas que fala da organização dos rapazes.

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.