domingo, 10 de outubro de 2010

O Anjo Moroni e o livro de Gálatas

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1:8)

Esse minúsculo versículo já trouxe muita contenda para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias porque aqueles que se pôe em oposição 'a Igreja dizem que o tal anjo da escritura é o anjo Morôni e que o "outro" evangelho é o Livro de Mórmon e a Restauração. Espero que o texto que segue consiga ajudar a colocar uma luz nesse assunto tanto para membros, amigos e os que insistem em ser inimigos.

Deus ama seus filhos. Essa verdade é básica. E sempre que há filhos dispostos a ouvir, ele enviará servos autorizados a ensinar o verdadeiro evangelho. Este evangelho é o mesmo desde o princípio e foi ensinado por Adão, Moisés, Malaquias, Jesus Cristo, os Apóstolos e os profetas que Ele chamou nestes últimos Dias. O principal ponto nesse momento não é discutir se Deus se cansou de nós, ou parou de revelar novas e atuais verdades ou se simplesmente perdeu o poder. Hoje existem pessoas que querem ouvir a verdade e Ele não vai deixar de ensinar estas o bom caminho.

Para aqueles mais preguiçosos que simplesmente pegaram o versículo 8 do capítulo 1 de Gálatas para ler em um livrinho de ataques prontos (uma das armas de Satanás para criar discórdia entre irmãos), vamos tomar um tempinho a mais para ler os versículos que vem antes e discutir o contexto.

A Igreja de Jesus Cristo que tinha basicamente três anos de idade, pouca ou nenhuma experiência religiosa (todos traziam suas tradições do judaismo), dificuldade para unificação de doutrina (não existia a bíblia como usamos hoje, muito menos o Novo Testamento, que eram os ensinamentos dos apóstolos), a comunicação era difícil e lenta (feita por cartas ou pessoalmente em viagens muito demoradas), etc. Mesmo que a hierarquia da Igreja era bem formada, com a crescente perseguição aos líderes da Igreja, sendo um apóstolo após o outro morto, aquele telefone-sem-fio que antes funcionava perfeitamente porque a organização era aprovada pelo Pai, agora trazia cada vez mais distorções.

A Igreja cresceu demais em pouco tempo e cada um pegou as crenças que havia aprendido nas suas tradições, juntou com as poucas cartas que cada ramo recebeu e alguma coisa que alguém disse que ouviu da boca de algum apóstolo e foram criando o exato contexto que Paulo tenta combater nesta carta aos Gálatas. Leia as suas palavras:

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo." (versículos do 6 ao 12). Logo depois ele conta que ele mesmo era um judeu zeloso e perseguidor dos Cristãos, mas agora convertido, deixou tudo para trás, não voltou mais e a Deus dá graças.

Para esmiuçar um pouco mais a escritura, ele está dizendo que se maravilha, ou está apavorado que rapidinho aquilo que ele tinha ensinado foi esquecido e mudado para outro evangelho. E esse outro evangelho era pregado por alguns que achavam que tinham uma verdade melhor, talvez mais fácil ou não, mas algo diferente. O que Paulo tenta fazer? Restaurar o povo àquela primeira verdade.

Infelizmente nem o próprio Paulo conseguiu defender a verdade por muito tempo, tornando-se mais um mártir, esquartejado e usado como exemplo aos outros. A Igreja antiga caiu em um período que chamamos de Apostasia, ou seja, a verdade completa não era mais encontrada em nenhum lugar (2 Tessalonissenses 2:2-3). Sabemos bem que muitas denominações foram criadas posteriormente e atribuídas às crenças cristãs. Todos eram estudiosos, políticos, eruditos ou revolucionários. Ninguém até Joseph Smith disse que era um Profeta chamado por Deus.

A partir daí já sabemos a história. E sabemos muito bem o papel do Anjo Morôni, que não foi trazer um "outro" evangelho, mas o mesmo evangelho promovido pelos apóstolos do Senhor. O apóstolo João, o Amado, disse no livro de Apocalipse que vira "outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo." (Apocalipse 14:6-7). Bem simples: era um outro anjo, não um outro evangelho. Deus pode mandar quantos anjos quiser para pregar o mesmo evangelho ou será que Ele não tem esse poder?

Quando Morôni era um mortal como nós, ele escreveu em seu próprio livro uma exortação para "perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo." (Morôni 10:4-5) Acredito que não consigo provar matematicamente que tudo o que disse é verdadeiro, nem fui testemunha ocular. Tudo o que sei é que sei pelo Espírito Santo que isso é certo e ninguém precisou me convencer ou me forçar a acreditar. Se você ainda está duvidando, leia as escrituras que deixei com cuidado e pergunte a Deus com real intenção. O máximo que vai acontecer é descobrir a verdade.

por Moroni Lemes

Um comentário:

  1. Além de considerar esta escritura. Seria importante para os que tenham alguma dúvidar ler o Livro de Mórmon inteiro. E várias vezes. Com muita atenção, e ponderação, praticando o que ele ensina poderá saber que ele é um ótimo livro. É muito melhor que O Príncipe de Maquiavel e A Arte da Guerra de Sun Tzu. Ver o que se propoem estes livros perceberemos quais será seus frutos. Pois o grande ensinamento é: "Portanto, pelo seus frutos os conhecereis." (Mateus 7:20)

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.