http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/liberdade-religiosa
A advogada Damaris Dias Moura Kuo foi empossada presidente da Comissão de Liberdade Religiosa e destacou que vem atuando em algumas frentes de trabalho prioritárias, como nos planos de cooperação conjunto com as Secretarias de Segurança Pública, de Saúde e de Meio Ambiente. Segundo Damaris, esse trabalho busca atender três demandas da sociedade: regularização dos templos religiosos, assistência religiosas a pacientes em hospitais públicos fora do horário de visita e abordagem policial aos locais de culto: “Precisamos chegar a uma harmonização entre os interesses religiosos e do Estado”, ressaltou Damaris.
No discurso de posse, a nova presidente, destacou o “compromisso com a lei e a liberdade, compromisso com o próximo” firmados pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa. A defesa deste direito fundamental é "combate, luta e paixão pelas boas causas”, prerrogativa que deve ser observada “para todos, ou não será para ninguém”, completou Damaris.
A pluralidade aceita nesta cerimônia e respeitada pela Ordem seguirá sendo bem defendida pelos novos integrantes e a presidente da Comissão, ressaltou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. “Damaris está a serviço da OAB, a serviço da advocacia, a serviço desta bandeira maior de liberdade religiosa”, o que é de relevante importância ao considerar-se “hoje no mundo lugares tão avançados como a França, que desfralda a bandeira da liberdade, da igualdade, da fraternidade e acaba de promulgar uma lei proibindo a burca”, o que para D'Urso fez a “intolerância ser revestida da legalidade”.
Ao transmitir o cargo, Hédio Silva Júnior, ex-conselheiro seccional e ex-secretário estadual de Justiça e Cidadania, agradeceu à presidência da Ordem e desejou bom trabalho à sucessora, destacando a “estatura técnica e pessoal” de Damaris, salientando que sua presença agrega valor a causa defendida. Para Hédio Silva Júnior, a Comissão de Direitos e Liberdade Religiosa segue cumprindo a missão para a qual fora criada, “a tutela dos direitos humanos, a proteção dos direitos humanos, não há direitos humanos sem liberdades publicas, sem liberdade religiosa”.
A solenidade contou a presença de diversos líderes religiosos e com representantes da IRLA (International Religious Liberty Association) de países sulamericanos (Peru, Uruguai, Chile, Argentina, Equador e outros) e de estados brasileiros. O Professor Samuel Gomes de Lima, presidente da ABLIRC (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), estava presente para ser nomeado membro da comissão. O Coral da OAB fez uma bela apresentação musical que inspirou a todos.
Vale lembrar que há um trabalho do Departamento de Assuntos Públicos da Igreja em todo o mundo para criar e fortalecer relacionamentos Inter-Religiosos em defesa da liberdade religiosa. Nesse processo, o Prof. Samuel Luz e a advogada Dra. Damaris Kuo foram recebidos pela Presidência da Área Brasil no dia 09 de Setembro para um almoço de agradecimento por sua atuação na causa da Liberdade Religiosa e discussão de parcerias.
Fotos de Roseli Lampert Severo Nascimento (anexo)
Fonte: Departamento de Assuntos Públicos Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer participar? Comente aqui.