terça-feira, 11 de maio de 2010

Como usar o termo "Mórmon"?

De certa maneira, muita gente já discutiu como usar o termo "mórmon" por aí. É certo ou errado ou... de onde saiu?

A origem

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já são chamados de mórmons desde o século 19, onde o conhecimento do Livro de Mórmon se tornou público. Este é um antigo livro de escrituras sagradas que faz par com a Bíblia. Desde então, mórmon ou a Igreja Mórmon são usados e acho que ninguém consegue tirar isso da boca do povo.

O ponto de vista da Igreja

A Igreja, oficialmente, não gostaria que esses termos fossem substituição dos termos oficiais, porque ofuscam o tema central que é Jesus Cristo. A Igreja chegou a dar um pronunciamento público em 2001 pedindo aos jornalistas "por favor, não usem "Igreja Mormon" em substituição à "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" (ver matéria em inglês).


Um novo ponto de vista mais abrangente

O advento da Internet fez com que a Igreja "mudasse o discursso", digamos assim. Isso porque é um trabalho enorme para qualquer um que quer saber alguma coisa sobre a Igreja digitar o nome completo dela em um site de busca. Deu para perceber que aqui no AnjoMoroni Brasil a gente usa o termo "mórmon" sem medida, certo? Até talvez mais do que os nomes oficiais como "Santos dos Últimos Dias (SUD)". Aqui mesmo muita gente vem porque procura alguma coisa no Google (por exemplo). E cerca de uns 5% busca por nomes oficiais.

Até temos aqui um artigo entitulado Você conhece o Mormon.org? . Isso demonstra como as coisas vão. Ja foi o tempo que ser chamado de mórmon dava um sentido de "esse cara não devia ter me chamado assim". Agora é mais como "sou um ser globalizado e por isso você pode saber mais sobre mim no Google"!

por Moroni Lemes

4 comentários:

  1. ok sera que me informanm de como possso obter estes livros
    Livro dos Convênios‭ (‬Êxo.‭ ‬24:7‭)
    Livro das Guerras do Senhor‭ (‬Núm.‭ ‬21:14‭)
    Livro do Reto‭ (‬Josué‭ ‬10:13‭)
    Livro dos Estatutos‭ (‬I Sam.‭ ‬10:25‭)
    Livro de Enoque‭ (‬Judas‭ ‬14‭)
    Livro dos Atos de Salomão‭ (‬I Reis‭ ‬11:41‭)
    Livro de Natã,‭ ‬o profeta,‭ ‬e de Gad,‭ ‬o vidente‭ (‬I Crôn.‭ ‬29:29‭)
    Livro de Aias,‭ ‬o silonita e das visões de Ido,‭ ‬o vidente‭ (‬II Crôn.‭ ‬9:29‭)
    Livro de Semaías‭ (‬II Crôn.‭ ‬12:15‭)
    História do Profeta Ido‭ (‬II Crôn.‭ ‬13:22‭)
    Livro de Jeú‭ (‬II Crôn.‭ ‬20:34‭)
    os Atos de Usias,‭ ‬por Isaías,‭ ‬filho de Amós‭ (‬II Crôn.‭ ‬26:22‭)
    Livro dos Videntes‭ (‬II Crôn.‭ ‬33:19‭)
    uma epístola perdida de Paulo aos Coríntios‭ (‬I Cor.‭ ‬5:9‭)
    uma epístola aos Efésios‭ (‬Efés.‭ ‬3:3‭)
    uma epístola perdida aos Colossenses,‭ ‬escrita da Laodicéia‭ (‬Col.‭ ‬4:16‭)
    uma epístola perdida de Judas‭ (‬Judas‭ ‬3‭)
    Que me foram postados para encontrar nas vossas bibliotecas como posso os consultar e transcrever uma spartes para minha tese de estudo atenciosamente Bem Hajam

    ResponderExcluir
  2. quer que eu responda publicamente?

    ResponderExcluir
  3. Não só esses livros mas também muitos outros foram perdidos (ou mesmo inescrupulosamente retirados) das sagradas escrituras. Na bíblia apenas encontramos as referências citadas por você e nada mais. Fico imaginando quantos outros livros foram perdidos, retirados ou até escondidos para serem revelados no momento que o Senhor achasse oportuno.

    Apesar dessas perdas irrecuperáveis por hora, temos a bênção de contar com escrituras adicionais reveladas pelos profetas nestes últimos dias, a saber: o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e tudo o que eles falaram, falam e virão a falar (que podemos encontrar facilmente na revista Liahona). Talvez você possa mudar um pouco o foco da sua tese e, ao invés de falar sobre escrituras perdidas, fale sobre as escrituras que tem sido reveladas na atualidade.

    Espero ter ajudado!
    Irmão Barcellos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse blog, vou seguir.
    Abraços

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.