quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mórmons e Maçons: tirando dúvidas históricas - Parte 1 de 3

Foi quase um quarto de século desde que os maçons em Utah anularam uma proibição de 60 anos que proibia Santos dos Últimos Dias de juntar-se a sua fraternidade. E enquanto muitos se lembram da divisão religiosa que havia caracterizado a Maçonaria no Estado Beehive desde os tempos pioneiros, Glen Cook acredita que ele é prova de que as coisas estão mudando entre seus irmãos maçônicos.

Cook, em Salt Lake, advogado de defesa criminal, sendo na Brigham Young University bacharel em direito, acredita ser o primeiro membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias a ser eleito grão-mestre em Utah, em quase um século, supervisionando as atividades dos várias lojas em todo o estado e procurando fazer o grupo mais aberto à compreensão do público.


Durante uma recente visita ao Templo Maçônico, no centro de Salt Lake City, depois de sua instalação, em fevereiro, Cook disse que há falta de compreensão sobre a Maçonaria em Utah, particularmente entre os Santos dos Últimos Dias ", mas também há alguma realidade nisso tudo."

O fundador da Igreja Joseph Smith e seu irmão, Hyrum, eram membros da loja maçônica em Nauvoo, Illinois, no início de 1840, e os historiadores têm escrito em detalhes sobre o papel dos colegas maçons no assassinato dos dois homens em junho de 1844. Sucessor de Smith, o Presidente Brigham Young, e os três presidentes seguintes da igreja foram feitos todos os maçons da Loja de Nauvoo, assim como muitos que presidiram na hierarquia da Igreja durante e depois da morte de Joseph Smith.

Depois de deixar o Centro-Oeste para o que era então o Território de Utah, a maioria dos Santos dos Últimos Dias finalmente cessaram envolvimento ativo com a Maçonaria, apesar do fato de que lojas foram trazidas para cá a partir de 1859. Cook disse pensar que os pioneiros Santos dos Últimos Dias simplesmente estavam muito ocupados tentando construir uma cidade no deserto e servindo a igreja para participar da maçonaria. Alguns historiadores têm especulado sobre se a Maçonaria fora desencorajada pelos líderes SUD.

Seja ou não esse o caso, a tensão religiosa no seio da organização escalou a tal ponto que, em 1925, "o Código Utah Grand Lodge excluía qualquer Mórmon ... totalmente de qualquer relação que fosse" com a Maçonaria, em Utah, segundo o autor Mervin Hogan, 1978, livro "A Origem e Crescimento da Maçonaria de Utah e seu conflito com o Mormonismo."

Esta disposição do Código permaneceu em vigor até 1984, quando foi rescindido.

Este é o primeiro texto de 3 partes retirado do Deseret News (em inglês).
(Clique aqui para ler a parte 2 de 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer participar? Comente aqui.