Pastor Terry Jones pretende queimar exemplares do Alcorão no sábado. (Foto: John Raoux/AP)
Também nesta quinta-feira, a organização internacional de cooperação policial (Interpol) lançou um alerta global a seus 188 países membros advertindo que existe uma grande possibilidade de atentados.
O secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, disse que advertiu aos Estados membros que "se o propósito de queimar o Alcorão (...) for realizado como está planejado, há fortes probabilidades de que ocorram depois ataques violentos contra gente inocente".
![]() |
Paquistaneses queimam bandeira americana em protesto contra os planos de pastor de queimar exemplares do Alcorão. (Foto: Khalid Tanveer/AP) |
Ódio
O presidente dos EUA, Barack Obama, alertou que queimar o livro sagrado dos muçulmanos vai incitar o ódio e a violência contra os americanos. Para Obama, os plano do pastor Terry Jones poderia provocar ataques suicidas da Al Qaeda.
"Isto é um incentivo para o recrutamento pela Al Qaeda", disse Obama, em uma entrevista ao programa de televisão "Good Morning America", da TV ABC. "Pode haver grave violência em lugares como Paquistão e Afeganistão. Isto pode ampliar o recrutamento de pessoas que desejariam se explodir em cidades americanas ou cidades europeias."
Convocação
O governo Barack Obama está discutindo se vai convocar o pasto para lhe pedir que cancele os planos de queimar o Alcorão, informou o Pentágono nesta quinta-feira.
"Essa possibilidade está atualmente em discussão no governo", disse o porta-voz do Pentágono, Geoffrey Morrell, quando questionado se chamariam o líder de uma pequena igreja na Flórida.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, confirmou a informação e disse que "não sabe se foi alcançada uma decisão final sobre isso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer participar? Comente aqui.