sábado, 27 de novembro de 2010

"Vencendo o mal" com balas e tanques no Rio de Janeiro


Algo me chamou muito a atenção nos depoimentos de moradores das vizinhanças e líderes policiais em guerra no Rio de Janeiro, a constante frase de "o bem sempre vence no final" e "o mal vai ter que acabar". Isso me trouxe muita reflexão e questionamentos como 1) o que estamos combatendo é realmente o mal? e 2) o mal se consegue vencer mesmo com balas e tanques?

Não estou falando de uma doutrina da Igreja Mórmon aqui, apenas ponto de vista pessoal. Vamos falar um pouco da natureza humana, pena de morte e minha visão das escrituras no que se refere à política de segurança.
Pena de Morte

É um pouco duro falar isso e acredito que vamos perder seguidores aqui no Blog, mas de certa maneira eu acredito na pena de morte. Tenho alguns argumentos para isso:

1) O que alguém que comete um pecado imperdoável fica fazendo vivo além de perturbar a vida de outras pessoas simples que apenas querem viver da melhor forma que conseguem?
2) Nas aulas que tive no instituto, aprendi que o que aconteceu com Sodoma e Gomorra foi um ato de amor do Senhor. Ele tirou a vida daquelas pessoas para que o pecado delas não fosse pior ainda. Muitos morreram.
3) Temos pena de morte em Utah, Estados Unidos (estado criado e desenvolvidos pela comunidade mórmon americana que hoje é cerca de 50% da população). E, pelo menos a última vez que me contaram, uma pessoa condenada à morte em Utah recebe a aplicação de sua sentença em 5 anos, só perdendo para a Califórnia, em que um condenado é morto após 2 anos.
4) Eu acredito no arrependimento, mas infelizmente conheci pessoas que, na minha opinião, não teriam mais a capacidade de mudar sua mente. Cientificamente é explicado que serial killers tem uma formação cerebral diferente das outras pessoas, de modo que não tem a sensibilidade de discernir o certo do errado (o que chamamos de juízo ou muitas vezes de a luz de Cristo). De certa maneira essa pessoa perde esta luz.

A natureza humana

Como é a nossa natureza? Como filhos de Deus somos bons, mas pela minha compreensão de Mosias 3:19, onde diz que o "homem natural é inimigo de Deus", entendo que naturalmente tendemos a transgredir o que é correto. Simplesmente, se não tivéssemos a cultura que temos, a educação que recebemos e a sociedade em que vivemos - ou seja, fossemos simplesmente nós em um lugar em que ninguém nos influenciou - acredito que seríamos "maus". Em outras palavras, "sem regras", "preguiçoso", "ignorante".

As escrituras e a política de segurança

De fato aprendemos a dar a outra face e sermos felizes com isso. Ao mesmo tempo temos o direito de auto-defesa tanto pela lei dos céus quanto pela dos homens. O que foi o estandarte do Capitão Morôni? Era um chamado ao povo à guerra contra qualquer um que os privasse de seus direitos humanos à família, suas terras, sua religião e sua paz. Nada diferente do que temos hoje.

O povo mórmon enquanto liderado por Joseph Smith teve a criação de um exército para a defesa de seus interesses. Isso não era a loucura de uma igreja, mas um direito de paz civil, como qualquer estado ou cidade tem (até mesmo porque o citado povo fundou e fortaleceu vários municípios). Hoje de maneira semelhante os membros de todas as partes servem nas forças armadas.

Como, de fato, se elimina o mal?

Não sei o que era o mal naqueles tiroteios. Eu posso estar bancando o mau aqui escrevendo algo que não leva a ação nenhuma. Ou, se este texto ajudar a despertar uma reflexão (não peço que concorde com o que estou dizendo - apenas que comente abaixo:)), seria um grande presente.

Se o homem natural ceder ao influxo do Santo Espírito e tornar-se como uma criança, submisso à vontade do Pai, ele não será mais um homem natural. O apóstolo Tiago disse que se fizermos o bem e dermos as costas ao mal, ele fugirá de nós.

Minhas conclusões

Eu acredito cada vez mais na segunda vinda! Estou muito feliz e orgulhoso do meu país por uma ação conjunta gigantesca como esta que ocorre no Rio de Janeiro. Enquanto fazemos a nossa parte aqui para tentarmos conscientizar os que não morrerem o que é bom de fato e o que não é, do outro lado do mundo temos um ditador (o presidente da Coréia do Norte) insano que pode simplesmente distribuir uma bomba atômica para cada país e aí sim aquilo que a gente não queria ver do livro do Apocalipse vai ser visto... É triste. Labão não ficou para contar a história.

Que cada um cuide de seu próprio mal e ajude o próximo da melhor maneira possível. E que todo mundo que conseguiu ler até o final (Uhhhfff) deixe um comentário da maneira que quiser se expressar. Obrigado:)

por Moroni Lemes
Foto: UOL

3 comentários:

  1. MEU AMIGO MORONI,VC FOI MUITO ALDACIOSO AO SE EXPRESAR DESTE MODO,TE PARABENIZO POR ISSO, SÃO POUCOS OS QUE TEM A CORAGEN DE DIZER CERTAS VERDADES.TEM PESSOAS INCAPAZES DE ENTENDER A DIMEsÃO DAS COISAS DIVINA MAS VC TEM TODA A RAZÃO.HA CASOS QUE REQUER EXTRAGEIA DRASTICAS COMO ESSA Q VC ACABA DE APOIAR,MAS VALE VC CORTAR UMA MÃO PARA A DOENÇA NÃO CONTAMINAR O CORPO DO QUE DEIXA-LO SER EXTERMINADA POR ELA.DEUS QUANDO MANDOU SEU FILHO PARA MORRER EM FAVOR HOMENS TAMBÉN SENTIU GRANDES DORES POR SABER QUE SEU FILHO PASSARIA POR TODOS OS TORMENTOS HUMANOS MAS ELE SABIA O QUANTO ERA NECESSARIO TUDO ISSO.HOJE OS HOMENS TEM MEDO DA LIBERDADE QUE LHES É IMPOSTA PELA METADE PARA PRATICAR UM BEM MAIOR EM FAVOR DA MAIORIA. TALVEZ SE O BRASIL TIVESSE MESMO PENA DE MORTE MUITOS SERIAM SAGRIFICADOS POR NADA, MAS AJUDARIA A ACABAR COM O SOFRIMETNO DA MAIORIA QUE SE ENCONTRA NAS MÃOS DESTES DESALMADOS QUE ATORMENTA A VIDA DOS SERES QUE BUSCAM SUPERAR ESSA CONDIÇÃO MORTAL.E QUEM SABE OS NOSSOS GOVERNANTES PODERIAM TER OUTRA POSTURA DIANTE DO POVO COM UMA VISÃO MAIS AMPLA DO QUE É RELMENTE AMAR AS PESSOAS E FAZER O QUE É JUSTO POR ELAS.BJS! ATÉ A PROXIMA.

    ResponderExcluir
  2. Viva Amigo Moroni!!!!

    A verdade tem de realmente ser dita, e muitas vezes temos de deixar de confundir humildade com mansidão, Jesus quando teve de chicotear e expulsar os mercadores e vendedores do templo,o fez. E quando teve de dar a outra face e se sacrificar por nos tambem deu sua vida sem fugir ou protestar, quando chamou raca de viboras e hipocritas aos escribas e fariseus tambem o fez, á um tempo para tudo debaixo do ceu.

    Quanto á pena de morte tambem concordo com ela, dependendo dos termos, e isso varia de pais para pais, o que me amedronta aqui é que a justica dos homens é corrupta e compravel e muitos inocentes poderem ser mortos, mas a justica de Deus será justa e ninguem escapara, nem que se escondam nas grutas ou debaixo de rochas.

    Amigo Mormoni, o blog do largueza está consigo para por a boca na trombeta e no megafone para revelar toda a verdade.

    Rui Sequeira
    Blogdolargueza

    ResponderExcluir
  3. Adorei o final (Labão não ficou para contar o fim da história).
    Exitem membros da Igreja que saem, vão para as Apostasias e suas vidas andam para trás. Vi num de minhas ultimas visitas uma mãe que sempre criticou a filha por vive "enfiada" na Igreja chorar de arrependimento porque a filha está inativa. Está bebendo, já quebrou a castidade e provavelmente usando drogas, é triste isto, mas a mãe ajudou também sempre reclamando. Após testemunhar esta cena disse para meus pais que eles nunca deveriam sentir-se mal por eu ser membro da Igreja, porque se fosse do contrário, aí sim eles necessitariam deste sentimento.Esta mãe ficou com raiva de um irmão que foi visitá-la e disse que o Senhor não deixa os membros viverem em iniquidade, a mãe questionou poque na I.Católica pode arrepender e é perdoado; sim na Igreja de Cristo também, mas a filha dela não se arrependeu, a mãe se preocupa por saber que ela namora um traficante e realmente tem medo de ela morrer um dia. As pessoas sabem que a Igreja é verdadeira, que a doutrina é verdadeia, mas tem medo de aceitar. Infelizmente esta mãe não entendeu que se a filha morrer é por misericórdia do Senhor que não vai deixá-la continuar vivendo em iniquidade e com isso conseguir mais do que a vida "lixuosa" mortal que está, mas uma vida de amargura nas trevas exteriores. Sei que as vezes o Senhor nos tira coisas, como a própria vida para que não caiamos mais do que já estamos decaídos. Ainda assim, a pena de morte é algo julgado pelos homens, existem muitos juizes e profissionais corruptos, será que estes julgamentos são realmente precisos e válidos?

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.