terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é ser um amigo, por Marvin J. Ashton

“Um amigo é alguém que deseja aceitar-me como sou”. Tomar esta frase como uma definição, implica, se me permitem assim sugerir, que não somos verdadeiros amigos, se deixamos uma pessoa da mesma forma que quando a encontramos.


Parece haver falta de compreensão por parte de algumas pessoas, hoje, no tocante ao que vem a ser um amigo. Atitudes de um amigo devem resultar em progresso pessoal, melhores ações, autoconfiança, conforto, consolo, autor espeito e melhora no bem-estar. Sem dúvida alguma, a palavra “amigo” é mal empregada, caso se identificar com a pessoa que contribui para o nosso afastamento do bom caminho, a miséria e dores. Quando fazemos alguém sentir-se querido, todo o seu comportamento muda. Nossa amizade será reconhecível, se nossas atitudes e ações resultarem em melhoria e independência.



É preciso coragem para ser um amigo verdadeiro. Alguns de nós ameaçamos a valiosa classificação de amigo, por não termos o desejo de pertencer a tal categoria, em todos os aspectos.

O medo pode privar-nos da amizade. Alguns de nós identificamos nossos amigos mais íntimos como aqueles que tem a coragem de permanecer e partilhar conosco sob todas as circunstancias.

Um amigo é uma pessoa que fará o melhor possível por nos, sem se importar com as consequências imediatas.

Sir Winston Churchill tornou-se o maior amigo da Inglaterra, quando o país atravessava seu pior período, porque foi suficientemente corajoso de pedir ao povo seu “sangue, trabalho, suor e lágrima”, numa época em que teria sido mais bem aceito como amigo por alguns, se tivesse advogado a causa de uma rendição pacífica.

O presidente Abraham Lincoln foi certa vez criticado por sua atitude para com seus inimigos. “Por que você tenta fazer deles amigos?”, foi-lhe perguntado por um de seus correligionários. “Você deveria tentar destruí-los”.

“E não estou, por acaso destruindo-os, quando faço deles meus amigos?” respondeu Lincoln gentilmente...

Quanto releio esse discurso, penso no Presidente Thomas Spencer Monson, profeta, vidente e revelador; como um amigo verdadeiro, já que ele nos deixa melhores a cada dia, através de sua boa-vontade, em reprovar, admoestar, amar, encorajar, e guiar a todos nós, segundo nossas necessidades?

Faço minhas suas palavras ao dizer que o Presidente Monson é nosso amigo, na mais completa acepção da palavra, e em seu mais nobre significado, e ele nos guiará através de inspiração e de seu caráter corajoso.

Convido-os a que sejam seus amigos. Que prazer foi para mim, poder ouvi-lo falar na conferência das mulheres!

Sua amizade por todos nós, passou no teste. Ele sempre deseja tomar-nos do lugar onde estamos, e melhorar-nos. Que alegria é juntar-me a ele e meus amigos, durante a Conferência Geral que teremos no próximo final de semana.

Ele continua dizendo:

É bom lembrarmo-nos também de que somos amigos de nós mesmos, ao mantermos nossas vidas livres das manchas do mundo, e de seus pecados, assim como tornarmo-nos amanhã, melhores do que fomos hoje. É um digno objetivo diário ser amigo de si mesmo...

Não seremos menos que um amigo, se tivermos o evangelho de Jesus Cristo, e formos preguiçosos para compartilhá-lo por palavra e exemplo com uma família, um membro, um vizinho, ou com um estrangeiro? Não seremos menos que um amigo, se tivermos um testemunho do evangelho de Jesus Cristo e não demonstrarmos boa-vontade em compartilhá-lo?

Um amigo é uma possessão que ganhamos, e não um dom. “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (João 15:14). O Senhor declarou que aqueles que o servem e guardam seus mandamentos são chamados seus servos. Depois que forem testados, provados e achados fiéis e verdadeiros em todas as coisas, não mais são chamados os servos, mas amigos. Seus amigos são aqueles que ele levará a seu reino e com os quais ele se juntará em herança eterna. (Ver D&C 93:45,46)

Permitam-me convidar a todos a ouvir nossos amigos verdadeiros, àqueles que a cada dia nos estão apontando o caminho que nos levará a ser melhores, mais felizes, mais amorosos, mais caridosos e a estar mais perto de Deus.

Ele disse que somos pobres quando não temos amigos e mais pobres ainda quando deixamos de ser amigos. Deixamos de ser amigos, quando permitimos que a falta de perdão, o rancor, a mágoa, ódio e todos os sentimentos ruins façam ninho em nossos corações.

Quão sábias as palavras de nosso Mestre, Salvador e nosso perfeito amigo quando disse: “amai-vos uns aos outros”.

É possível, ser um verdadeiro amigo, quando amamos!!

*O que é um amigo – Marvin J. Ashton
Conferência Geral, 06 de outubro de 1972

por Beth Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer participar? Comente aqui.