quarta-feira, 28 de abril de 2010

Anúncio do lançamento do Filme "8: The Mormon Proposition" - Levanta-se a questão sobre o casamento Homossexual mais uma vez


Primeiro, vou explicar um pouco da história. Na Califórnia há algum tempo atrás, foi feito um plebiscito (votação popular) para dizer se o povo concorda que se deveriam ter uma lei para proibir o casamento gay. O resultado foi que 71% da população votou a favor  desta proibição. Certo. Só que um grupo de 4 líderes políticos, como deputados estaduais, disseram que não valia e lançaram a votação de novo. O que foi isso? Talvez uma segunda tentativa de ganhar.

Para todo mundo que se animou aí e está louco por pegar suas bandeirinhas contra ou a favor, já vou avisando que já foi votado e que o casamento na Califórnia continua do mesmo jeito! Era chamada a "Proposta nº8" ou "The Proposition 8". Quem votasse YES queria que o casamento entre homem e mulher continuasse perpétuamente. Quem votase NO, queria dar aos gays (pessoas que se encaixam nos conceitos de homossexuais, GLS e LGBT) o direito de casar legalmente. Tem outras coisas que vamos discutir aqui também.

O primeiro vídeo é parte de uma campanha pelo YES à Proposta nº8. Ele nos explica que as pessoas que votam YES não são intolerantes, preconceituosas, não tem raiva de gays, etc. Simplesmente querem defender suas famílias, não querem que suas crianças aprendam na escola que casar com alguém do mesmo sexo é normal e acreditam que família é composto por pai, mãe e filhos.

O vídeo abaixo mostra um tanto de gente na rua com bandeirinhas apoiando o YES. Chega a ser bonito de ver as famílias... Mesmo assim ainda quero ser imparcial neste artigo para não levantar tanto alvoroço assim. Algumas frases do trailler são "uma menina entrou e me disse 'muito obrigado por me dar duas mamães'", "os mórmons são 2% da população da Califórnia, mas representam 70% de arrecadação", "não sei porque complicam tanto, isso é só uma questão de amor", "ninguém irá nos derrotar!" (tirado de uma frase de discurso do Presidente Monson, que é claro que não tinha nada a ver com o assunto).



Abaixo, então, temos o Trailler do filme "8: The Mormon Proposition" ("8: a Proposta Mórmon") que será lançado no dia 18 de junho nos EUA. Qual é a mensagem do trailler? Que a Igreja Mórmon através de seu Profeta todo-poderoso que fala com Deus, pediu para que seus membros se organizassem a favor da Proposta nº8 com tudo o que puderem fazer. O filme diz principalmente que esse tudo tem a ver com dinheiro.


Quem quiser saber mais como a Igreja se envolveu nesse assunto, pode entrar no site http://newsroom.lds.org/ldsnewsroom/eng/commentary/same-sex-marriage-and-proposition-8

Algo essencial de ser dito é que se o NO ganhasse, a Igreja Mórmon (e todas as outras) seria forçada por lei a fazer casamentos gays dentro de suas capelas, o que nos tira o direito de adorar da maneira que queremos. Isso influencia muito mais no direito de defender o que já é nosso do que dar ou deixar de dar direitos para alguém. E claro que uma avalanche de talvez-não-desejadas-situações acontecessem. 




Tentei ser o mais imparcial possível. Normalmente tento evitar esses assuntos onde se força muito a mente e pode-se começar a pensar coisas erradas. O filme é meio chocante a meu ver porque não é imparcial nenhum pouco, é uma espécie de denúncia pública e mostra o desespero de um grupo pela luta de algo que realmente acreditam ser certo. Coloque sua opinião. Como você votaria e porque?

2 comentários:

  1. Os gays deveriam se casar sim, nao vejo nada contra

    ResponderExcluir
  2. Sei que Thomas S Monson é um profeta de Deus e tudo que esta igreja desaprova é desaprovado por deus.

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.