sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Apóstolo Encoraja os Mórmons a Abrir a Boca, Sair da Defensiva


SALT LAKE CITY No discurso de formatura na Universidade de Brigham Young, na quinta-feira, o Elder M. Russell Ballard do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos DIas encorajou os Santos dos Últimos Dias a Proclamarem sua crença em seguir a Cristo e a evitar estar na defensiva.



"Em nossas interações com outros, estamos nós sempre tendo que nos defender? Se é assim, acho que precisamos tomar a rota de correção," Elder Ballard disse. "Isso não tem nada a ver com a Igreja que representamos hoje, como um grandioso corpo de seguidores de Cristo".
Elder Ballard estava se referindo a opiniões que dizem que os Mórmons podem se mostrar defensivos às vezes àqueles que não são membros da Igreja. O estudo disse que quando os Mórmons estão explicando suas crenças, eles ajeitam o palavreado parecendo que já estão esperando serem criticados como reposta.
Entre as razões para esse tipo de reação está a longa história de perseguição que os Mórmons enfrentaram durante os  primórdios da Igreja, que incluiu a ordem de extermínio vindo do governo do Missoury no século 19.
"Agora isso se tornou uma parte inalterável da história. Vocês ouviram histórias de dificuldade e sacrifícios desde que eram crianças. E mesmo que não é mais 1830, mesmo que já não somos mais só 6 pessoas. Isso quer dizer que essa defensividade em nós é nossa mensagem aos outros que ainda queremos ser tratados como uma minoria sem valor, forçada a fugir para Oeste?"
De acordo com o Elder Ballard, o crescimento da Igreja está aumentando a sua proeminência e trazendo a atenção pública. Ele comentou que a Igreja é a quarta maior igreja nos Estados Unidos e que os Mórmons são encontrados nas proximidades de qualquer comunidade.
"Esta proeminência sozinha assegura que as pessoas vão falar mais e mais sobre a Igreja, e que os Santos dos Últimos Dias irão cada vez mais se meter em discussões sobre o evangelho", disse ele.
Como sugestão do tom que os Mórmons podem adotar para rebater todas as críticas, o Elder Ballard falou sobre a Resposta da Igreja a uma TV a cabo que levou ao ar uma encenação das suas sagradas cerimônias do Templo no início deste ano. O pronunciado disse que "como católicos, judeus e muçulmanos terem sido conhecidos por séculos, tamanha atenção é inevitável logo que uma instituição ou grupo de fé alcança um tamanho ou proeminência suficiente para atrair   os olhares de muitos".
Ele também falou que não é difícil os Mórmons deixarem os outros levarem o rumo da conversa, de modo que assuntos como a antiga e descontinuada prática da poligamia tornem-se o foco.
"Não importa quando, se você está discutindo sobre Cristo, você deve tentar fazer disto seu lema: Nós seguimos Jesus Cristo. Nós tentamos viver como ele Ensinou. Esta é a base de nossa fé e nossas vidas. Esta é a mais poderosa posição não-defensiva que você pode tomar. Você não precisa se defender ou justificar quando está apoiando sua posição nos ensinamentos do Filho de Deus e o fato que está fazendo o seu melhor para guardar os Seus mandamentos," ele disse.
Para o texto completo do discurso do Elder Ballard na formatura da BYU (em ingês):http://newsroom.lds.org/ldsnewsroom/eng/news-releases-stories/elder-m-russell-ballard-engaging-without-being-defensive
Tradução de Moroni Lemes

Um comentário:

  1. Nòs membros da igreja temos medo de falar das cosias da igreja exatamente por isso, e nós devemos abrir nossas bocas pra proclamar o evangelho. então, se tu segue a igreja verdadeira, mostra para os outros que você faz

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.