quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Joseph Smith é mesmo o Deus dos Mórmons?

Esta é uma daquelas perguntas fáceis de responder à primeira vista, mas quando esclarecida do ponto de vista de um opositor, ela torna-se difícil. Muitos religiosos que conhecem apenas uma parte das doutrinas SUD acham que, por causa do profeta Joseph Smith Jr. e seus seguidores afirmarem que podemos nos tornar como Deus é, ou seja, outros deuses, estaremos tirando o lugar do nosso Pai Celestial, roubando sua glória e poder.

Consequentemente, Joseph Smith tornou-se um Deus e nós adoramos ele! Isso é mesmo verdade? E o que o próprio Joseph ensinou a esse respeito? Continue a leitura, porque isso é interessante.
O próprio Deus foi como somos agora, e é um homem exaltado e está entronizado nos céus! Esse é o grande segredo. Se o véu fosse rasgado hoje e o grandioso Deus que mantém o mundo em sua órbita, que sustenta todos os mundos e todas as coisas com Seu poder, Se tornasse visível—se vocês pudessem vê-Lo hoje, veriam que é semelhante ao homem na forma—como você sem toda a pessoa, imagem e forma do homem; pois Adão foi criado à própria forma, imagem e semelhança de Deus e foi ensinado por Ele, caminhou e conversou com Ele, como um homem conversa e se comunica com outro. (...)

(...) Com um conhecimento de Deus, começamos a saber como dirigir-nos a Ele e como perguntar de modo a obter resposta. Quando compreendemos o caráter de Deus e sabemos como achegar-nos a Ele, Ele começa a revelar-nos o céu e a contar-nos tudo a esse respeito. Quando estivermos prontos para achegar-nos a Ele, Ele estará pronto para achegar-Se até nós.” (Ver em Ensinamentos do Presidentes da Igreja: Joseph Smith)
 Gosto de resumir com um ditado nosso que diz que filho de peixe, peixinho é. Para mim, a primeira pergunta que alguém se faz para virar um teólogo é: "Quem é o pai de Deus?". Segundo os ensinamentos do profeta Smith, os caminhos de Deus que são um ciclo eterno o colocam em posição de vir à mortalidade como Jesus Cristo e ser testado como ele foi. Então, e somente então, ser merecedor de tudo o que é hoje. E se Deus já é tudo, sabe tudo, faz tudo perfeitamente... que graça tem? O que ele faz para passar o seu tempo ou o que é a meta dele?

O que Deus fica fazendo?

Em Moisés 1:39 lemos do Pai: "Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem." Ou seja, é isso o que ele faz: aumentar a sua glória tornando os filhos Dele Exaltados como Ele é!

Existe uma teoria de como os egípcios construíram as pirâmides com aquelas pedras gigantescas e pesadas com meios e tecnologia que não existiam na época. A teoria diz que você coloca a primeira pedra, cava em volta e coloca as outras pedras embaixo da primeira. Depois de fixar estas, segue cavando e coloca outras pedras embaixo. E assim vai, até que a pirâmide tenha o tamanho planejado.

Então, a obra de Deus, o Pai, o seu trabalho e dedicação é fazer com que os filhos deles recebam a imortalidade e a vida eterna, tornam-se blocos inferiores na pirâmide celestial e com isso o Pai cresce (ou sobe degraus) em glória e influência.

Joseph Smith nunca foi um deus que adoramos e damos glória, nem nunca será. Como um profeta da antiguidade, o que ele fez foi dar testemunho do Pai e do Filho, nos ajudando a conhecê-los. O próprio Salvador deu o conceito de vida eterna em João 17:3, dizendo que é conhecer a Deus e a Jesus, a quem ele enviou.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3

por Moroni Lemes

2 comentários:

  1. parabens pelo artigo simples e esclarecedor.muitas vezes somos questionados a esse respeito e é preciso sermos diretos e claros exatamente como você foi.obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ana, se tiver mais perguntas como estas que te fazem, por favor fique à vontade ;)

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.