sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mórmons e Maçons: tirando dúvidas históricas - Parte 2 de 3

(Este texto é uma continuação da parte 1 de 3). Maçonaria não é uma prática religiosa, mas a confusão sobre o que o que ela é vem em parte do fato que a fraternidade é considerada por muitos historiadores ter se originado no mundo antigo porque seus símbolos e rituais têm alguma similaridade com cerimônias sagradas que existiam entre os egípcios, os cristãos coptas, os israelitas e até mesmo a liturgia católica e protestante - tudo indicando para ter uma fonte bíblica comum.

Muitos acreditam que se originou com os pedreiros que trabalhavam no Templo de Salomão em Jerusalém, embora nenhuma evidência definitiva desta história é conhecida. Outros especulam que os seus princípios foram ditados por Enoque, e possivelmente por Adão. Estudiosos têm documentado evidências de que a Maçonaria institucional remonta à Idade Média, quando grandes catedrais européias foram sendo construídas pelas corporações de pedreiros que praticava "o ofício".


Cook disse que o fato de que a adesão requer a crença em um ser supremo e uma vontade de fazer obrigações para com colegas maçons através de rituais e símbolos maçônicos, que tem alguma semelhança limitada a cerimônias do templo SUD, também traz uma incompreensão do que é e não é a fraternidade.

"Não há dúvida de que os elementos da investidura (templo SUD) e rituais maçônicos são semelhantes", disse Cook. "A questão para os fiéis Santos dos Últimos Dias é se isso faz alguma diferença. Tenho tendência a ser um pensador objetivo nesse assunto."

Para quem aceitar Joseph Smith como um profeta e acreditar que ele realmente viu Deus e Jesus Cristo na visão, de ser ele um precursor para a restauração da antiga igreja de Cristo ", então o resto, eu sugeriria, deve ser uma consequência" dessa crença.

"Eu acho que às vezes nós gastamos muito tempo se preocupando com questões que realmente não importam para a nossa salvação."

Nada na fé ou prática SUD se opõe aos Santos dos Últimos Dias tornarem-se maçons, disse ele, embora as obrigações da família e da Igreja pode limitar a quantidade de tempo que os homens Mórmons podem gastar em outras atividades como a Maçonaria.

"A Maçonaria deve ser um complemento à sua fé e não um obstáculo ao seu exercício", disse Cook. "Eu digo às pessoas que os únicos segredos que temos são os modos de reconhecimento e as senhas. Para esses, você tem que olhar na Internet."

A "Enciclopédia do Mormonismo" (livro semi-oficial de conteúdo SUD) aborda questões sobre a visão da fé da fraternidade, observando que "os princípios da filosofia e os princípios da Maçonaria não são fundamentalmente incompatíveis com o ensino de teologia e doutrinas dos Santos dos Últimos Dias. Ambos enfatizam a moralidade, sacrifício, consagração e serviço, e ambos condenam o pecado do egoísmo e da ganância. Além disso, o objetivo do ritual maçônico é instruir - tornar a verdade disponível para que os homens possam segui-la"

O semelhanças no ritual entre as duas instituições "estão limitadas a uma pequena proporção de ações e palavras", segundo a enciclopédia, e "onde o simbolismo ritualistico das duas é compartilham, o tecido de significados é diferente."

(clique aqui para ler a parte 3 de 3)

3 comentários:

  1. Apresentamos a todos a maçonaria independente'regular para homens e mulheres.
    A maçonaria é uma sociedade escolar filosófica e filantrópica, transmisora da nano'parte das ciências e do interior de si.

    www.grandeloja.org.br

    www.glada.org.br


    Eliane Parolin . ' .

    ResponderExcluir
  2. Existe também a maçonaria regular só destinada a homens:

    www.gob.org.br

    www.comab.org.br

    ResponderExcluir
  3. A autêntica maçonaria regular'independente aceita novos membros sem convite formal, podendo quem desejar ingressar na maçonaria, pedir via emails telefone ou cartas dirigidas a sede de uma potência maçônica feminina ou mixta, mas em todos os casos é sempre feita sindicância do futuro iniciado ou iniciada na maçonaria.

    Na maçonaria masculina regular, só são aceitos homens mediante convite feito por outro maçom. Outra alternativa para entrar na maçonaria masculina, é se dirigir a outro maçom e pedir para ser convidado.

    Eliane Parolin . ' .

    ResponderExcluir

Quer participar? Comente aqui.