quarta-feira, 12 de maio de 2010

Family Search sobre a digitalização dos arquivos de história da Família

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um preocupação muito especial com a história das famílias da Terra. De acordo com o registro de Malaquias 4:5-6, acreditamos que o coração dos pais se voltará aos filhos e o coração dos filhos aos pais no dia em que Elias voltar. Ele voltou, não é o objetivo discutir como, mas saber que através do que Cristo fez, pagando pelos pecados de todos os de sua época, os de épocas à frente da sua e aqueles que já haviam morrido, permitiu que possamos ajudar a salvar aqueles que se foram sem ouvir a palavra do Senhor e receber suas ordenanças.

É por isso que os mórmons buscam conhecer seus antepassados. São altamente reconhecidos na comunidade genealógica e tem como seu ícone central um cofre gigante construído dentro de uma montanha em Utah. Neste cofre temos aproximadamente 2.4 milhões de microfilmes e 3.5 bilhões de imagens. Nestes registros encontramos certidões de nascimento, casamento, sensos, mapas, etc. Muitas vezes os registros lá encontrados são a única cópia encontrada.

Um exemplo interessante foi uma ilha do Pacífico Sul chamada Nieu que foi arrasada por um ciclone. No desastre, todos os registros da ilha foram perdidos e, tempo após, recuperados através do "backup" da Igreja. Interessante, né?

A Igreja começou seus primeiros esforços em cadastrar dados em 1894. As obras na montanha começaram em 1958 e terminaram em 1965.

Você pode ajudar muito no serviço de digitalização porque... já tentou fazer uma busca de palavras em uma imagem escaniada? Existem voluntários que extraem estas informações dos filmes. Você pode entrar no site http://indexing.familysearch.org/ e voluntariar-se.

Cada microfilme leva 15 minutos para ser escaniado. Pouco a pouco tudo estará disponível. E você nem precisa ser membro da Igreja para começar hoje a pesquisar a história da sua família. É mais fácil do que parece (estarei falando mais sobre isso no futuro). Entre no site http://new.familysearch.org e faça seu cadastro. Se for membro, vai precisar saber seu número de registro e sua data de confirmação (a dica é pegar na sua recomendação do Templo ou pedir ao secretário da Ala).

Bom, acho que já deu para aprender bastante por enquanto, né? Dúvidas, comentários, testemunhos podem ser postados como comentários. Clique no link abaixo para comentar.

por Moroni Lemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer participar? Comente aqui.